12/04/2016

O Mandamento Esquecido - UM DIA DE ESPERANÇA


Uma das coisas mais importantes que nós temos é a memória. Precisamos dela para tudo em nossa vida. Mas, sabemos que ela é falha. Estudos revelam que a partir de 27 anos de idade o ser humano já começa a perder a sua memória. Deve ser por causa disto que Deus em Sua Palavra usa a expressão "Lembra-te" e é interessante que duas destas passagens da Bíblia está relacionada a ideia de Deus como nosso Criador. (Êxodo20; Eclesiastes 12)
E faz sentido Deus nos lembrar disto, pois a humanidade tem se esquecido disto. Quando olhamos para o que hoje é ensinado, podemos ver que as pessoas tem ignorado esta verdade. A verdade de que Deus é o nosso Criador e "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." João 1:3
Um dos motivos por que o ser humano tem se esquecido do Deus Criador é a não obediência do mundo cristão ao mandamento que diz que precisamos lembrar. "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou."Êxodo 20:8-11.
A alegação da negligencia na obediência deste mandamento por parte da maior parte do mundo cristão é que segundo eles Jesus anulou a Lei Moral na cruz. Mas, aqui mesmo em nosso blog já mostramos que isto não procede (aqui ). A Lei Moral de Deus nunca foi anulada e precisamos dela para ter uma vida melhor. A ideia de que o sábado foi um mandamento destinado somente a nação dos judeus é antibíblica e podemos ver isto ao ver a origem deste mandamento. Em Gênesis 2:1-3 lemos:
"Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera"
Aqui percebemos que o sábado foi estabelecido já na Criação, antes mesmo da queda do homem, quando o pecado não tinha lugar aqui na terra. Quando percorremos a Bíblia através dos profetas também podemos ver que o dia a ser observado por aqueles que querem fazer a vontade de Deus é o sábado: Moisés em torno de 1500 a.C (Êxodo 16:23); Isaías, cerca de 700 a.C (Isaías 58:13,14 e 56:4); Jeremias, por volta de 600 a.C (Jeremias 17:24 e 27); neste mesmo período Ezequiel (Ezequiel 20:12 e 20) e Esdras e Neemias, 420 a.C (Neemias 13:15 e 19).
O próprio Jesus Cristo guardou o dia de sábado conforme registrado em Lucas: "E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler." e "E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados". Lucas 4:16 e 31.
Os discípulos  e demais seguidores também guardavam o sábado: "E, havendo-o tirado, envolveu-o num lençol, e pô-lo num sepulcro escavado numa penha, onde ninguém ainda havia sido posto. E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento." Lucas 23:53-56; "E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;" Atos 13:14; "Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se leem todos os sábados." Atos 13:27; "E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas. E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus. E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus." Atos 13:42-44; "E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras," Atos 17:2; "E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos." Atos 18:4.
Na nova criação, quando Deus fizer um Novo Céu e uma Nova Terra continuaremos a guardar o sábado por toda a eternidade, segundo o profeta Isaías: "Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor." Isaías 66:22,23
Não estou aqui dizendo que a guarda do sábado é um meio de salvação, de forma alguma. A obediência a este mandamento é o resultado da salvação, é uma demonstração de amor a Deus. João diz em sua carta que "Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade."1 João 2:4 e o próprio Jesus quando aqui esteve falou que "o ama, guarda os seus mandamentos" João 14:15. Não podemos esquecer o que Tiago escreveu em sua carta, de que não adianta guardar nove mandamentos e transgredir um, pois quem desobedece a um se torna culpado de todos (Tiago 2:10-12)
O mandamento do sábado pode ter sido esquecido pela maioria do mundo cristão, e assim ensinado dos púlpitos destas igrejas. Mas, Deus não se esqueceu e em Sua Palavra nos manda lembrar. E você, amigo leitor, como tem tratado este mandamento tão importante? Deus o convida hoje a viver a alegria de separar este dia especialmente para o adorá-Lo. Não pode ser outro dia? NÃO. Foi este dia que Deus escolheu e disse que tem que ser guardado e portanto, nenhum ser humano, seja quem for tem o direito de mudar o dia. Sigamos a Bíblia, que nossa vida seja guiada por um "Assim diz o SENHOR".