05/04/2016

O Juízo Pré-Advento (ou INVESTIGATIVO) 1ª Parte

Quando Jesus subiu ao Céu foi para o Santuário Celestial, isto é confirmado em passagens como: Hebreus 8:1,2; 9:24 e Apocalipse 1:12,13. Ali Ele aplica os méritos de Seus sacrifício em prol de Seus filhos. E o que mais Ele faz no Santuário Celestial? Será que podemos encontrar na Bíblia resposta para as atividades de Cristo no Santuário? Vamos procurar.
Há uma profecia muito singular no livro de Daniel com relação ao Santuário Celestial:
"E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado." Daniel 8:14
 O que é esta purificação do Santuário? Para entendermos isto precisamos ir à Bíblia e ver o que ela ensina a respeito do santuário terrestre, já que este era um símbolo do Santuário Celestial. Quando lemos Levitico 16 descobrimos que existia uma cerimonia de purificação do santuário terrestre. Esta cerimonia era chamada de Dia da Expiação. Era um dia de Juízo. A Bíblia faz referencia a um Juízo Celestial, em Apocalipse 14:6,7 lemos: "E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,
Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." e também lemos "E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva." Apocalipse 11:18,19
Portanto, concluímos que a ideia de juízo no Santuário Celestial é bíblica e como podemos compreender o texto de Daniel 8:14 que fala de 2300 tardes e manhãs? Para começar precisamos saber que na profecia bíblica usa-se uma linguagem simbólica. Para compreendermos o que é este período de tempo, temos que ir a Bíblia e ver o que ela nos diz sobre o significado de tarde e manhã. Uma tarde e uma manhã é o período de um dia literal conforme vemos em Gênesis 1, sempre que termina um dia da Criação lemos a frase "foi uma tarde e uma manhã". Agora o que seria um dia na profecia bíblica? Veja o que a Bíblia diz com relação a isto: a) Lev. 25:8 – as sete semanas de ano, cada dia por um ano. b) Núm. 14:34 – os 40 dias, cada dia por um ano. c) Ezeq. 4:6-7 – os 40 dias de exílio, cada dia por um ano.
Vemos através da Bíblia que em profecia bíblica um dia profético equivale a um ano literal, assim 2300 dias proféticos são 2300 anos literais. Agora, como saber que período da história cobre este tempo de 2300 anos? A resposta está no próprio livro de Daniel. Lemos assim: "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador." Daniel 9:24-27
Aqui estamos lendo uma resposta dado a Daniel com relação a visão das 2300 tardes e manhãs. Daniel havia ficado confuso com relação a esta visão, a ponto de ficar enfermo. "E a visão da tarde e da manhã que foi falada, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias muito distantes. E eu, Daniel, enfraqueci, e estive enfermo alguns dias; então levantei-me e tratei do negócio do rei. E espantei-me acerca da visão, e não havia quem a entendesse." Daniel 8:26,27. Ele ora a Deus e Deus envia Seu anjo Gabriel para fazer ele entender a visão.
Segundo a explicação do anjo a data de partida das 70 semanas é a ordem para edificar e restaurar Jerusalém. O anjo explica que este período de tempo destinado ao povo de Daniel, ou seja, os judeus, é cortado ou tirado do período maior de tempo, as 2300 tardes e manhãs. Se encontrarmos a data desta ordem encontraremos o ponto de partida para as 2300 dias de Daniel 8:14.
Quando vamos em Esdras 6-7 encontramos um decreto do rei Artaxerxes da Media-Pérsia ordenando a reconstrução do Templo e da cidade de Jerusalém. Eureka, achamos o ponto de partida da profecia, estudos revelam que o ano deste decreto do rei Artaxerxes é 457 A.C agora é só partir desta data e fazer o cálculo, veja o quadro abaixo:



No próximo artigo estarei explicando em detalhes este quadro, fique atento!
To be contiue