19/03/2016

O Plano da Salvação


Quando falamos de Jesus para alguma pessoa, vez ou outra ouvimos frases do tipo: "Você não conhece o meu passado." " Não sabe o que eu fiz" "Pra mim não tem jeito mais". Talvez você que esteja lendo este artigo pensou isto agora. Bom, tenho uma ótima notícia para você! Não importa o que fez ou deixou de fazer no passado, Deus tem um plano para sua vida. Este plano Ele estabeleceu desde a eternidade, antes de tudo ser criado o Plano da Salvação já havia sido estabelecido por Deus. Sobre este plano vamos estudar um pouco.

Na Bíblia nós lemos: "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a TODOS os homens por isso que todos pecaram." Romanos 5:12
Podemos ver por este texto que não existe pessoa no mundo que que seja sem pecado. E como o salário do pecado é a morte, chegamos a conclusão de que este deve ser o destino de todo o ser humano, porém, vemos em Gênesis 3: 8-10 que Deus não abandonou o homem a própria sorte. Logo depois que o ser humano pecou, encontramos o Criador no meio do Jardim do Éden fazendo uma pergunta a Adão: "Onde estas?" Deus procurava por sua ovelha que se achava perdida.
Com a entrada do pecado neste mundo a condição da natureza humana ficou cada vez mais corrompida e depravada. O profeta assim descreve esta condição: "Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal." Jeremias 13:23. E mais adiante ele acrescenta: " Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9. O homem ficou preso ás cadeias de uma vontade corrompida.
O apóstolo Paulo, como ser humano, passou por tal experiência e assim a definiu: "Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço." Romanos 7:15. Em outra passagem ele diz que fomos "separados da vida de Deus" Efésios 4:18. E por isso é que "o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."1 Coríntios 2:14.
Mas, numa situação tão desesperadora como esta, Deus apresenta ao Universo o Seu grande plano. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16.
Sim, um Substituto foi providenciado para sofrer as consequências do pecado no lugar do homem pecador. Nosso amorável SENHOR e Salvador Jesus Cristo na cruz do Calvário substituiu o homem e pagou o preço do pecado. O profeta Isaías assim descreve o que Cristo fez: "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." Isaías 53:5,6. E o apóstolo Pedro afirma que "não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;" 1 Pedro 1:18-20
A bíblia esclarece que através do Espírito Santo e do conhecimento da verdade é que podemos transformar esta natureza corrupta que temos (1 Sm 10:6 e Jo 8:32), para isto precisamos diariamente ir a presença do Deus Espírito Santo através da Bíblia e obter o poder que transforma a vida.
A salvação não pode ser alcançada por "boas obras", a salvação é um presente de Deus para você e para mim. Ela é recebida através da fé e não depende de nós. Não há uma pré escolha daqueles que vão ser salvos, a Bíblia diz que todo o ser humano já nasce predestinado à salvação, e nossa decisão é que vai definir se vamos ser salvos ou não.
Para terminar ouçamos o conselho de Jesus Cristo:
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;"
João 5:39