18/03/2016

A Origem do Mal


Por que existe o mal? Afinal de conta, se Deus é o Criador de todas as coisas, teria Ele criado o mal? Quem é que nunca se fez esta pergunta ou pelo menos ouviu alguém perguntar?
Hoje quero falar um pouco sobre onde e com que se originou o mal. Uma coisa precisamos deixar bem claro: Deus não é o originador do mal.
Um dia Deus resolveu criar uma criatura muito especial que nós conhecemos como anjos. Lá no Céu foram criados uma grande quantidade deles, segundo Apocalipse 5:11 há no Céu "milhares de milhares e milhões de milhões" de anjos, é muito anjo. Qual é o papel destes anjos? Hebreus 2:16 diz que eles são ministros enviados para ajudar aqueles que vão herdar a salvação, são em natureza superiores ao homem, segundo o salmista o homem foi feito "um pouco menor do que os anjos" (Sl 8:5)

Entre estes anjos, Deus criou um anjo singular chamado Lúcifer. Assim a Bíblia descreve a este anjo: "Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti." Ezequiel 28:14,15
Este anjo estava vinculado diretamente a administração do Governo de Deus e era o anjo cobridor da Lei de Deus. O primeiro em honra depois de Cristo e era a sua alegria executar as ordens divinas.
Porém, em algum momento isto mudou. A iniquidade, que é a transgressão da Lei de Deus, entrou em seu coração. "Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste;"
Ezequiel 28:16
 Lúcifer foi além, o livro de Isaías assim descreve este momento da história deste anjo: "Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo." Isaías 14:12-14. Gradualmente , ele desenvolveu o sentimento de exaltação própria.Desejou a honra devida somente a Deus.
"E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." Apocalipse 12:7-9. Assim, o anjo que uma vez foi o mais exaltado do Céu, Agora se tornava Satanás, o adversário.
Com a Criação de nosso planeta, a Terra, Satanás veio aqui se alojar (Apocalipse 12:4), mas não veio sozinho, com ele veio a terça parte dos anjos dos Céus que preferiu ficar ao lado dele e contra Cristo. Aqui Deus havia criado os nossos primeiros pais, Adão e Eva, e colocado eles no Jardim do Éden. Uma ordem havia sido dada ao casal, Gênesis 2 :16 e 17 diz:"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Da obediência do casal a esta ordem dependia a imortalidade da raça humana.
Satanás então, usando como interlocutor a serpente, atacou o ser humano levando Adão e Eva a desobedecerem a ordem de Deus, isto está registrado em Gênesis 3:1-5.
Com a queda, o ser humano ficou sujeito a sofrer os efeitos do pecado, entre estes podemos destacar a dor, o sofrimento, o planto e finalmente a morte, que é o salário do pecado (Rm 6:23).
Uma das mais duras consequências do pecado foi a separação que ele fez entre Deus e o ser humano pecador, o Criador porém, não deixou o homem a sua própria sorte. Em Gênesis 3:15 encontramos a primeira promessa messiânica da Bíblia: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." O homem não foi abandonado, Deus havia traçado um plano pelo qual iria salvar a raça caída, o Plano da Salvação.
Hoje este anjo caído continua a enganar a raça humana. Sua estratégia é misturar a verdade com o erro, assim como fez no Éden. "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras." 2 Coríntios 11:14,15
Através de sinais e prodígios de mentiras, este ser tem se infiltrado no mundo cristão e enganado a muitos, distorcendo o texto bíblico. E no mundo secular, "o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." 2 Coríntios 4:4
Há porém, um grupo de pessoas que tem recebido ataques constantes deste demônio. Segundo o livro do Apocalipse nos últimos dias Satanás ficaria irado especialmente contra "o remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo." Apocalipse 12:17
Satanás é o originador do mal. Todo o mal que assola este planeta, seja ele contra quem for, tem sua fonte neste demônio. Deus, porém, não nos deixa a lutar sozinhos contra este inimigo. Ele pode até ser poderoso, mas, ao nosso lado está o Todo-Poderoso Deus de Israel. Aquele que não sabe o que é derrota, nos deixou armas espirituais que, se usadas pelo cristão, é a garantia de vitória neste Grande Conflito contra o mal.
"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos," Efésios 6:13-18