29/03/2016

O Santuário Celestial


Hoje quero estudar com você um tema muito importante, o Santuário. Primeiramente vamos analisar o sistema sacrifical do Antigo Testamento.

Origem do Sistema Sacrifical:
 Ele teve origem logo depois da queda do homem. A pena para o pecado de Adão e Eva era morte e vemos no relato de Gênesis que isto não ocorre de forma imediata, conforme a lei prescrevia, "Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não coma dela, porque, no dia em que dela comer, você certamente
morrerá.”Gn 2:17. Isto não aconteceu porque a graça de Deus já começou a operar imediatamente após o pecado. Junto com a graça veio o sistema de sacrifício relatado em Gn 3:21: "E o SENHOR Deus fez vestes compridas de pele para Adão e para sua esposa, a fim de vesti-los." A morte do animal proveu o meio de restaurar a relação deles com Deus.

O Sistema Sacrifical Israelita:
 Segundo o livro do Êxodo o Santuário era o centro de adoração, mediação e sacrifício. O Santuário possuía o patio externo e dois compartimentos internos, a saber: O luga santo e o lugar santíssimo.

Diariamente o sacerdote trabalhava no chamado Lugar Santo.Ali dentro do Lugar Santo tinha uma mesa e sobre ela 12 pães, vinho e incenso que lembrava a Israel que Deus lhes supria todas as suas necessidades diárias e que um dia lhes daria o Pão da Vida. Ali também estava o candelabro com suas luzes sempre acesas. Simbolizava a constante presença de Deus e Cristo a Luz da Vida. O azeite que alimentava a luz é simbolo do Espírito Santo.Outro elemento era o Altar de Incenso que simbolizava as orações que sobem a presença de Deus.Os méritos de Cristo são a fragâncias que torna nossas orações aceitaveis ao Senhor.

Uma vez ao ano o Sumo Sacerdote entrava no segundo compartimento, o Lugar Santíssimo. Ali estava a Arca da Aliança. Dentro da Arca estavam as duas tabuas dos Dez Mandamentos. Uma placa de ouro puro cobria a Arca e era chamado de propiciatório. Em cima desta cobertura estavam dois querubins de frente um para o outro  e entre eles se revelava a shekiná, isto é, a Glória de Deus. Era a Arca que simbolizava a presença de Deus no meio de Seu povo.

Diariamente eram oferecidos dois cordeiros em sacrificios que simbolizavam Jesus que um dia morreria pelos pecados da humanidade. O sacerdote atuava como mediador entre Deus e os homens e também representavam a Cristo, nosso Grande Mediador.

No décimo dia do sétimo mês acontecia o Dia da Expiação. Levíticos 23 e 16 fala sobre este dia.  Era o dia de purificar o Santuário. Este sistema sacrifical teve seu fim no momento em que Cristo  deu Sua vida na cruz. (Mateus 27:50 e 51; )
A Bíblia no entanto, dá evidências de que existe um Santuário no Céu. Lemos em Êxodo 25: 40 que o santuário terrestre era uma cópia do modelo que havia sido apresentado a Moisés no monte. Já o livro do Apocalipse apresenta detalhes do Santuário Celestial. Ali vemos itens do Santuário terrestre só que no Céu . E textos como Hebreus 8:1,2 nos fala de um Santuário no Céu. Outro texto muito interessante é de Apocalipse 15:5 "E depois disto olhei, e eis que o templo do tabernáculo do testemunho se abriu no céu." e também Apocalipse 14:17 "E saiu do Santuário, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda."
Há muitas outras passagens que apontam para a existencia de um Santuário Celestial, mas, não é nosso objetivo fazer um estudo exaustivo do tema. O que quero é deixar claro a existencia deste santuário e o fato de lá termos a Cristo intercedendo por nós. Por isso, finalizo com este texto maravilhoso de Hebreus:
"Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno." Hebreus 4:14-16